sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Mistério dos Corpos Incorruptos







Em tese, um corpo incorruptível seria um corpo humano inteiro ou parte de um corpo humano que supostamente não apodreceria devido a ação de algum poder sobrenatural que proveria esse corpo com imutabilidade.

A Igreja Católica afirma que há muitos corpos incorruptos. Segundo a Igreja, os mesmos seriam sinais divinos que apontariam para a santidade das pessoas que outrora animavam esses corpos. Pode ser, mas esses casos parecem estar mais para cuidados funerais e sorte do que qualquer outra coisa. Os crentes também parecem querer ignorar certos aspectos naturais que colaboram para a queda do processo de decomposição. Alguns alegados casos de incorruptibilidade parecem beirar a fraude. Por exemplo, certa vez, um determinado programa de televisão mostrou um corpo de uma mulher com aparência bastante vívida e o narrador disse que aquele era o corpo preservado de Santa Teresa D'Ávila, que morreu em 1582. Na verdade, aquele corpo era de Santa Bernadette Soubirous, que morreu em 1879. Uma foto de seu corpo pode ser vista na capa de um livro intitulado The Incorruptibles (http://www.amazon.com/gp/reader/0895550660/ref=sib_dp_pt/102-0054562-1452949#reader-link), o qual afirma que o corpo estava sendo "preservado intacto desde 1879, sem embalsamamento ou outro processo artificial". Na verdade, o rosto e as mãos, que parecem tão reais na fotografia, foram cobertos com cera. A cera foi adicionada porque o rosto ficou "emaciado" quando o corpo foi exumado pela primeira vez (Nickell 1993: 92). Talvez fosse o caso do corpo de Santa Bernadette ser removido para o Museu de Cera de Madame Tussaud (http://en.wikipedia.org/wiki/Madame_Tussauds).

Alguns desses "corpos santos" supostamente incorruptíveis exalariam um doce odor quando são exumados. Os crédulos creditam esse fenômeno como um sinal de intervenção divina. Já os estudiosos sabem que esse odor é produto de fluidos embalsamantes e unguentos.

Somando-se aos inúmeros casos de santos cujas várias partes dos corpos são guardadas em relicários e veneradas pelos crentes como se fossem provas de vida depois da morte ou como prova da existência de algum deus ou algo parecido, também há exemplos seculares que são igualmente dramáticos. Por exemplo, a cabeça decapitada do Rei Charles I da Inglaterra que foi exumada depois de 165 anos e que, de acordo com o cirurgião real Sir Henry Halford:

"A aparência da pele estava escurecida e descolorida. A testa e as têmporas haviam perdido pouco ou nada de de suas substâncias musculares; A cartilagem do nariz já havia sido consumida; mas o olho esquerdo, no primeiro momento de exposição, estava aberto e cheio, embora tenha desvanecido quase imediatamente. E a barba pontiaguda, tão característica desse período do reinado do Rei Charles, estava perfeita. [A cabeça] estava bem molhada, e rendeu uma tonalidade vermelho-esverdeada ao papel e ao linho que entraram em contato com ela. A parte traseira do escalpo... Tinha uma marcante aparência fresca. O cabelo estava grosso... e de aparência quase preta..." (FONTE: http://www.mummytombs.com/mummylocator/famous.htm)

A cabeça do rei foi acidentalmente preservada, e a preservação tinha mais a ver com o método pelo qual ela foi sepultada na Capela de St. George, em Windsor, do que com qualquer alegação especial de santidade que o Rei Charles I poderia ter.

Em 1952 houve um caso fartamente publicado de um indiano Hindu da California cujo corpo foi considerado incorruptível. Paramahansa Yogananda (http://www.yogananda-srf.org/) foi o fundador da Irmandade da Auto-Realização (http://www.yogananda-srf.org/aboutsrf/index.html), que afirma que

"Em 7 de março de 1952 Paramahansa Yogananda entrou em mahasamadhi... Sua passagem foi marcada por um impressionante fenômeno. Uma declaração autenticada assinada pelo diretor do Parque Forest Lawn Memnorial testificou: 'Nenhuma desintegração física estava visível em seu corpo, mesmo depois de vinte dias depois de sua morte; esse estado de perfeita preservação de um corpo é, o tanto quanto sabemos a partir dos anais mortuários, um caso sem paralelos... O corpo de Yogananda estava aparentemente em um fenomenal estado de imutabilidade'." (FONTE: http://www.yogananda-srf.org/py-life/index.html)

A declaração do diretor do Forest Lawn, Harry T. Rowe, é precisa mas incompleta. O senhor Rowe também mencionou que ele observou uma mancha marrom no nariz de Yogananda depois de vinte dias do óbito, um sinal de o corpo não estava tão "perfeitamente" preservado assim. De qualquer forma, a afirmação feita pela Irmandade da Auto-Realização, de que a falta de desintegração física seria um "extraordinário fenômeno" é enganosa (Alguns podem imaginar o quanto teriam eles se aprofundado no anais mortuários. Imagino que muito pouco). O estado do corpo do hindu é sem paralelos, mas comum. Um típico corpo embalsamado não mostrará uma notável dessecação depois de um período de um a cinco meses após o sepultamento sem o uso de refrigeração ou cremes para mascarar odores. Em geral, o quanto menos pronunciada a patologia que causou a morte, menos notáveis serão os sintomas de necrose. Alguns corpos são tão bem preservados depois da morte, que podem permanecer sem se decompor por centenas e até milhares (http://www.pbs.org/wgbh/nova/chinamum/taklamakan.html) de anos.

Corpos humanos imutáveis são basicamente casos de aparente imutabilidade. Todos os corpos humanos e partes de corpos desintegrarão com o tempo, a menos que sejam preservados com fluidos embalsamadores ou ceras, ou que sejam mantidos em condições especiais tais como solo alcalino, ausência de oxigênio, bactérias, vermes, calor, luz e todo o resto. Há muitos casos de corpos incorruptos que podem ser explicados através do fenômeno da adipocere. Alguns corpos são "saponificados (no qual o enterro feito em solo impregnado de cal converte a gordura do corpo em um sabão duro que resiste à putrefação)" (http://www.infidels.org/library/modern/joe_nickell/miracles.html)



LIVROS E ARTIGOS SOBRE CORPOS INCORRUPTOS (Podem ser encontrados no site da Amazon):

Cruz, Joan Carroll. (1977). The Incorruptibles: A Study of the Incorruption of the Bodies of Various Catholic Saints and Beati. Tan Books & Publishers.


Nickell, Joe. Looking For A Miracle: Weeping Icons, Relics, Stigmata, Visions and Healing Cures (Prometheus Books, 1993).


Pringle, Heather. The Mummy Congress : Science, Obsession, and the Everlasting Dead (Hyperion, 2001).


Quigley, Christine. Modern Mummies: The Preservation of the Human Body in the Twentieth Century (McFarland & Company, 1998).


LINKS SOBRE O ASSUNTO:

Examinando Alegações de Milagres por Joe Nickell
http://www.infidels.org/library/modern/joe_nickell/miracles.html

Notícias das Múmias por James M. Deem
http://www.mummytombs.com/main.news.htm

Bog Bodies por James M. Deem
http://www.jamesmdeem.com/books.bogbodies.htm

"A Composição da Adipocere", artigo com revisão de pares escrito por R.F. Rutan e M.J. Marshall (do Departamento de Química da Universidade McGuill, Montreal, Canadá, janeiro de 1917)
http://www.jbc.org/cgi/reprint/29/2/319

Links sobre Adipocere
http://adipocere.homestead.com/links.html

O "incorruptível" Hambo Lama Itigelov por Brian Dunning
http://skepticblog.org/2008/11/13/the-incorruptible-hambo-lama-itigelov/#more-276

Dashi-Dorzho Itigilov
http://en.wikipedia.org/wiki/Hambo_Lama_Itigelov

Sokushinbutsu
http://en.wikipedia.org/wiki/Sokushinbutsu

Sokushinbutsu, ou Como Mumificar Você Mesmo em Quatro Passos Simples
http://www.geeked.info/sokushinbutsu-or-how-to-mummify-yourself-in-4-easy-steps/




Nenhum comentário:

Postar um comentário