quarta-feira, 28 de março de 2012

Garota Ateísta é Xingada por Fanáticos Religiosos nos EUA



Jessica Ahlquist (foto), de 16 anos de idade, habitante da cidade de Cranston, no estado de Rhode Island, Estados Unidos, arranjou briga com praticamente toda a cidade, quase 100% infestada por fanáticos religiosos, só porque exerceu a sua cidadania através de uma atitude de preservação do Estado laico. Ela decidiu recorrer à Justiça para que a escola PÚBLICA onde ela estuda retirasse uma oração que ficava em um mural. Ou seja, ela só estava querendo que a Constituição de seu país, que estabelece a laicidade do Estado (não interferência de quaisquer religiões em assuntos do Estado) fosse respeitada. Uma oração cristã em uma escola PÚBLICA é uma afronta à laicidade. Ateus e não cristãos também pagam impostos. Mas é óbvio que nem todos gostaram da atiude da garota.

Por causa de sua atitude de cidadã, Jessica passou a ser alvo do ódio fundamentalista dos fanáticos de sua cidade e de seu estado. Uma das mensagens que ela recebeu no Twitter trazia o seguinte conteúdo de puro "amor cristão": “Espero que haja muitos banners [de oração] no inferno quando você lá estiver apodrecendo, ateia filha da puta!”. Primeiro, o ódio fundamentalista não é surpresa nenhuma, principalmente em um país como os EUA. Depois, Jessica não estava militando em nome do ateísmo e sim preservando a laicidade do Estado, um legítimo princípio constitucional. Mas, a exemplo de muitos países (inclusive o Brasil), os Estados Unidos parecem viver sob uma teocracia disfarçada, em que os fanáticos preferem ignorar o significado do termo "laicidade".

A horda de fanáticos animalizados reagiu de forma irracional e Jessica precisou até mesmo de escolta policial para continuar frequentando a escola. Não apenas a escola como também pais de alunos reagiram através de recursos judiciais, mas acabaram perdendo em todas as instâncias. Perderam todas, e a laicidade foi preservada. Mas nem a decisão irrevogável da Justiça estadunidense ajudou a aplacar o ódio dos fundamentalistas. O caso ganhou uma enorme repercussão e Jessica ganhou o apoio de instiuições ateístas e de céticos. A Fundação Freedom From Religion, formada em grande parte por céticos, encomendou buquês de flores para Jessica, mas várias floriculturas se recusaram em entregar as mesmas para a garota, tamanho o ódio generalizado dos fanáticos.

Para uma garota de 16 anos, Jessica tem reagido com extrema maturidade a tamanha pressão. Ela desmentiu que abandonará a escola, mesmo tendo que conviver com o ódio dos colegas e dos pais dos colegas. Ela afirmou de forma convicta que continuará na escola até a data de sua formatura, em 2013 (isso se algum talibã cristão não fizer algo de terrível contra ela, o que não é algo absurdo de se imaginar que aconteça). Jessica é uma menina guerreira, um exemplo de cidadania em tempos de predomínio de uma mentalidade medievalista calcada em fundamentalismo religioso. No Brasil, temos a famigerada bancada evangélica no Congresso, no Senado e nas câmaras municipais e estaduais. Será que já não é hora de brasileiros inspirados nessa brava garota estadunidense se levantarem para preservar a laicidade do nosso país?

Fonte da notícia e da foto: New York Times.
(http://www.nytimes.com/2012/01/27/us/rhode-island-city-enraged-over-school-prayer-lawsuit.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário