quarta-feira, 28 de março de 2012

Os Delírios Verbais da "Psicóloga Cristã" do Twitter


Em primeiro lugar, o que chama a atenção nas postagens da "psicóloga" é algo bastante comum entre crentes toscos: erros grotescos de português: "pessoas demasiadas cheias", além da falta de pontuação e grafia vulgar. Quem acessa a hashtag #ATEÍSMO no Twitter pode se deparar com pérolas de "sabedoria" como essas acima explicitadas. Não há novidade alguma. Ela comete as mesmas falácias de sempre, que todo cristão costuma cometer. Numa hashtag que deveria tratar sobre ATEÍSMO, ela ataca os ATEUS. Ou seja, ela ataca o argumentador e não o argumento.

Quando tenta atacar o argumento, ela se dá mal. Classifica o ateísmo como "crença da modernidade". Ateísmo é ausência de crenças e confiança apenas nos poderes da razão e da ciência. Crendices como o cristianismo não geram as convicções que só a ciência pode garantir. Depois, ela desdenha da razão, classificando-a como "fantasia, delírio e ideologia". Essa afirmação grotesca já depõe contra quem a profere. Quem sabe ela considere bastante coerente dar crédito a historinhas como a da cobrinha falante do Paraíso, do dia parado de Josué e outras lendas da bíblia.

Quando fala em "fatos históricos", ela não cita os mesmos. E ela também não cita o fato de que não existe teocracia que não seja sanguinária. Também parece esquecer do período das Trevas, quando o Teocentrismo era predominante. E a maioria dos crentes toscos parece preferir não citar que nem todo ateu é necessariamente comunista e que também há muitos RELIGIOSOS que são comunistas. Ou seja, usar o comunismo totalitário para rebater o ateísmo é outra falácia e atitude desonesta de crentes toscos.

Enfim, as afirmações da tal "psicóloga" são tão toscas que nem vale a pena perder muito tempo rebatendo-as. Quem tem um mínimo de conhecimento da história do cristianismo, do humanismo e do ateísmo não-comunista já pode fazer um julgamento razoável acerca do que essa pessoa escreve no Twitter. Penso que tanto o ateísmo quanto o teísmo têm seus pontos fracos. Ambas as linhas de pensamento possuem pontos que dão margem à dúvida. E, nesse caso, só a dúvida é certa. E até disso eu tenho dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário