segunda-feira, 25 de março de 2013

Conversa Amigável Com o Pastor Joilson

Passeando pelo Youtube, deparei-me com o vídeo do pastor Joilson de Assis, no qual o mesmo afirma que quer entabular um diálogo amigável com os ateus. Pois bem, amigavelmente aceitei conversar com o pastor aqui no meu blog. Aí embaixo o vídeo do pastor e, mais abaixo, as minhas respostas aos questionamentos do mesmo:


"Existem vários tipos de ateu, existe o ateu que não acredita em nada, existe o ateu que acredita em tudo, só não acredita em deus, acredita em extraterrestre, acredita em espírito, acredita em tudo, só não acredita em deus. Então eu vejo várias correntes de ateus."
Geralmente, ateus preferem conhecimento ao invés de crenças. Conhecimento quase 100% seguro só o método científico pode fornecer.

"Você é ateu e se quiser continuar sendo ateu, continuará sendo ateu."
Não. Se alguém conseguir provar cientificamente que existe alguma divindade, o ateísmo acaba.

"Digamos que deus seja uma mentira, seja fruto da invenção dos homens. Qual seria o objetivo da vida?"
A vida tem o objetivo que atribuímos a ela.

"Digamos que nós viemos de uma bactéria fecal. Quem colocou essas fezes?"
Pode ser o hipotético e onipresente ânus de algum hipotético e onipresente deus?

"Olhe ao seu redor, tudo isso que tem uma organização incrível. Será que tudo isso foi feito do nada? O acaso seria o nosso deus?"
O que é que tem uma organização incrível? No universo o que mais impera é o caos: mega explosões de raios gama, colisão de galáxias, buracos negros sugando tudo ao redor... O Sistema Solar vive um momento de aparente calma, mas não foi sempre assim e tudo indica que não será sempre assim. E eu não sei se poderíamos chamar o acaso de deus, já que eu nunca vi ninguém antropomorfizar o acaso, colocá-lo em um pedestal e direcionar preces a ele. O acaso é só o acaso.

"Existiria um deus? Vários deuses?"
Ou nenhum?

"Eu sei que tem muita gente ruim na religião e a religião fez muitas coisas ruins, mas também fez muitas coisas boas."
O placar da História mostra desvantagem da religião, pelo menos no que tange aos direitos humanos, vejamos: Cruzadas, Noite de São Bartolomeu, Inquisição Católica, Inquisição Protestante, Perseguição aos Judeus, Apoio ao Sistema Escravagista, Extermínio das Civilizações Pré-Colombianas, Bênção a sistemas de governo desumanos como o Nazismo e algumas ditaduras militares...

"De vez em quando a religião dá uma falha, assim como a medicina dá uma falha. Quantos seios a medicina tem concertado, mas também quantas pessoas têm morrido nas salas de cirurgia fazendo operação para seio, para perna, para não sei o que lá. Nem por isso a medicina é má, não é verdade?"
No caso da medicina, os erros não são culpa dos médicos e sim das péssimas faculdades de medicina que não proporcionam uma boa formação e, principalmente, do Ministério da Educação que permite que faculdades ruins continuem a despejar profissionais ruins no mercado.

"Então, se não existe deus, os egípcios, que construiram aquela civilização tão grande e perfeita (...) seriam mentirosos?"
Talvez os egípcios não dispusessem de uma ciência tão avançada tecnologicamente como a nossa a ponto de se aprofundarem nas ciências naturais o suficiente para descartar a hipótese de sobrenaturalidade como causa dos fenômenos estudados. Nesse caso, não seriam mentirosos, mas atrasados em relação à atual civilização, assim como nós também, possivelmente, seremos atrasados em relação a uma possível civilização futura, caso a ciência e a tecnologia continuem progredindo indefinidamente.

"Todos os povos da Terra acreditam em um deus. Ou em vários."
Falta saber quantos desses povos conseguiram provar cientificamente que a causa primária dos fenômenos é de origem sobrenatural. Alegações sem provas é uma das coisas que mais existem em povos primitivos. E se a crença persiste até os dias de hoje, não significa que será necessariamente sempre assim.

"Aí, para aqueles que acreditam em extraterrestres, seriam os extraterrestres os criadores desse universo todo?"
Primeiro é necessário provar que extraterrestres existem. E mesmo que existam, dificilmente poderiam "criar" um universo. Convenhamos, não deve ser tarefa fácil, nem mesmo para ETs muito evoluídos. Depois, há outra questão: teria o universo realmente sido criado ou teria o mesmo apenas surgido, sendo a matéria eterna, já que a mesma não pode ser criada, apenas transformada?

"Quem criou os extraterrestres? Quem foi que criou os anjos?"
Quem criou os ETs? Se existirem, realmente teriam sido criados ou surgiram através de processos evolutivos perfeitamente naturais? Quem pode afirmar isso? Quem foi que criou os anjos? Eu respondo com uma pergunta: Anjos existem mesmo ou seriam apenas criação da fértil imaginação de povos primitivos?

"A gente vive nesse mundo numa passagem. Tanto você e eu como todos nós iremos passar um dia. E iremos para onde? Não, a gente deita no pó, vira terra e desaparece. Será que é mesmo?"
É o que parece. Só saberemos se existe algo depois da morte depois que morrermos. As experiências de quase morte não podem servir de prova, pois são experiências de QUASE morte. Até hoje ninguém voltou para contar como é o post-mortem. A descoberta de vida depois da morte seria algo digno de Prêmio Nobel.

"Lá no fundo do seu coração eu tenho certeza que você sabe que existe um deus."
Falácia de pressuposição.

"Muitos ateus que diziam que não existia um deus, na hora da morte eles perceberam que existia um deus e eles caíram na real. Ou na irreal?"
Não sei. Só sei que um moribundo delirando em seu leito de morte, seja ateu ou seja crente, não prova que alguma divindade exista. Só prova que o ser humano tem medo da morte e se agarra a qualquer coisa para tentar se manter vivo. O instinto de sobrevivência é irracional e é ele quem comanda o cérebro em uma situação à beira da morte. Uma ideia racionalmente inaceitável, como a existência de entes invisíveis e de realidades sobrenaturais, só é confessada por algum ateu nessas condições mesmo, de delírio pré-morte. E muitos, nem assim, como foi o caso do grande cientista Carl Sagan, que teve uma morte digna, ao lado da esposa.

"Até algumas pessoas que morreram e voltaram do outro mundo relataram coisas diferentes. Relataram o lugar onde estavam, os médicos que estavam operando (...) 'Ah, isso aí foi alguma ilusão'... Será que foi mesmo? Será que só existe essa matéria? Ou podemos nos dar a humildade de poder dizer que estamos enganados?"
Como alguém pode provar que existe "outro mundo"? Como ter certeza absoluta de que as experiências de quase morte não sejam apenas produto alucinatório de um cérebro com oxigenação deficitária? Quanto à matéria, os cientistas são quase unânimes em afirmar que, além da matéria, há a antimatéria também. E também há a energia, que é um outro aspecto da matéria. E enganos ocorrem o tempo todo na ciência, onde o termo "verdade" praticamente inexiste. Muito diferente da religião, cujos dogmas pretendem ser considerados "verdades" inquestionáveis e indiscutíveis.

"Como diz a canção de Cazuza: somos humanos, limitados e ridículos"
Na verdade essa canção é "Ouro de Tolo", de Raul Seixas.

"A vida é bem maior do que esta que estamos vivendo. Esta vida é apenas um estágio, pode ter certeza."
"Certezas", só os religiosos mais fervorosos têm. Eu prefiro continuar com as minhas dúvidas...

"Todos os crentes deste mundo acreditavam em deus. Até Hitler acreditava em seres extraterrestres, em espíritos e tinha uma religião chamada Vril aonde ele tinha as informações dos anjos, os anjos diziam para ele, diziam isso, diziam aquilo, e ele fazia, até que os anjos deram uma rasteira nele e disseram: 'Olha, invada a Rússia'. Aí foi onde Hitler se lascou, invadiu a Rússia e a Rússia acabou com ele."
Pois é, então vamos imaginar que exisitisse um deus comandando as coisas nessa ocasião. Digamos que ele tenha escolhido ficar do lado dos Aliados contra o Eixo. Então quer dizer que esse tal deus preferiu ajudar os comunistas ateus? Pelo que se sabe, Stalin não era nem um pouco crente.

"O mundo é dominado pelos religiosos, os Illuminati são religiosos, os maçons são religiosos... Os maçons acreditam em deus."
Pois é, por isso os ateus não são conspiracionistas.

"Os cavaleiros templários acreditavam em deus e ficaram ricos por causa de deus".
Então não deve ser o mesmo deus dos favelados e assalariados que lotam as igrejas neopentecostais. Nessas igrejas só os pastores costumam ser ricos. Os fiéis...

"Não existe uma civilização sábia que diga 'Nós não acreditamos em deus'"
Não existe uma civilização sábia que já tenha provado cientificamente que exista algum tipo de divindade.

5 comentários:

  1. obrigado pelos comentarios. continuo dizendo nao ha uma civilização significativa que nao acredite em divindades. a egipcia por exemplo eles era deistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pastor, mas o que eu quis dizer é que as civilizações antigas se guiavam por crenças, mas a sociedade moderna e o avanço científico mudaram os paradigmas de como se enxerga a realidade. Antigamente se acreditava que a narração do Gênesis era verdadeira. Com o avanço científico sabemos que não é. Desmascaradas as lendas bíblicas, o próprio conceito de que exista um deus também é posto em xeque.

      Excluir
  2. ateu Senhor Pastor Joilson de Assis, simplesmente não fez a análise de uma coisa muito importante, que o deixa sem chão e o faz ser incrédulo. A saber? o que é a FÉ!

    Na Bíblia, O livro do Novo Testamento;
    HEBREUS no 1º Capitulo, versículo 1º até o versículo 3•.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Joilson de Assis, salvo engano ;
    O livro do Novo Testamento;
    chamado de HEBREUS no Capítulo 11 versículo primeiro até o versículo terceiro.
    A NATUREZA DA FÉ.

    Sem FÉ é impossível conhecer esse mistério que não é para qualquer ser racional.

    Sem dúvida que é DEUS .;

    ResponderExcluir
  4. Sonho sempre sendo acediada por um homem.

    ResponderExcluir